END2END
Porquê este “excelgame” e o que é
Muitas vezes as pessoas tomam decisões sozinhas, sem considerar o impacto sobre os outros. É importante tomar consciência da interdependência das funções.
É pedagogicamente relevante dar às pessoas a oportunidade de viver e sofrer as consequências das ações demasiadamente isoladas.
É um jogo para todas as pessoas, independentemente do departamento onde trabalhem.
É um processo formativo onde o grupo se constitui como sendo da mesma empresa, simulando as múltiplas interações do dia-a-dia através de um sistema informático onde diversas jogadas são simuladas. Em determinados momentos, o formador confronta o grupo pelos resultados obtidos pelo sistema e motiva a reflexão de todos. Ao longo deste processo, fazem-se ligações à realidade dos participantes.
Objetivos
- Otimizar a cadeia de valor pela via da colaboração interdepartamental
Como funciona
A simulação acontece entre 4 equipas funcionais (Comercial, Planeamento & Logística, Manufaturação e Compras) com participantes mistos. Cada equipa tem via sistema informático acesso à visão global da cadeia de abastecimento.
As equipas têm que gerir a sua função, garantir os seus interesses departamentais, mas também otimizar a cadeia de abastecimento ao cliente final. Diversas vezes o sistema simula cenários de mudança (ex: alteração no sales forecast, reação da concorrência, greve de transportes etc.), que obrigará os participantes a alterar estratégias e a agir em conformidade, sem nunca abdicar do interesse comum.
A simulação rapidamente consciencializa os participantes para o trabalho de equipa e não pela via do isolamento e do interesse particular face ao coletivo.
A 1ª jogada dura 2 horas. No final desse tempo, cada equipa recebe os resultados e retiram-se as aprendizagens necessárias. Para a 2ª jogada, as equipas vão rodar de função para melhor entenderem os objetivos e dificuldades das outras áreas.
O jogo acaba após a 4ª jogada quando todos os participantes tiveram a oportunidade de experimentar todas as funções.
No final da sessão, estabelece-se um paralelismo muito forte à realidade e em conjunto definem um plano de ação de forma a melhorar a colaboração inter-departamental.