Formação Comportamental

A formação comportamental subdivide-se nos seguintes cursos:

 
 

Pensamento positivo e geração de felicidade ao cliente

Objectivo do curso

Estimular pensamento positivo e promover atitudes positivas que transmitam um ambiente de boa disposição ao cliente (seja externo ou interno), mas sem abdicar do profissionalismo.

 

Competências trabalhadas

  • Influência do positivismo nos resultados
  • Os factores químicos da felicidade e bem estar
  • Benchmark de empresas felizes
  • Os efeitos da fidelização tendo em conta a felicidade gerada ao cliente
  • As atitudes que geram bem estar
  • Processos de geração de felicidade
 

Como o curso é dado

Este curso inicia-se levando os participantes a cenários de pensamento positivo e geração de felicidade. Os formandos são levados para diversos tipos de pensamento, onde percebem de imediato o impacto de pensar positivamente ou negativamente.

Através de um filme mundialmente conhecido, os participantes são convidados a estruturar uma matéria que à partida parece estar isenta de organização e método. O curso é muito prático e leva os participantes a perceber os impactos psicológicos daquilo que dizem e fazem e sobretudo da maneira como o fazem. Finalmente o curso conclui-se através da aplicação de um modelo de pensamento positivo, que se baseia nos 3 tempos da nossa existência, presente, passado e futuro. Com muitos exercícios e casos práticos (que são costumizados à realidade de cada cliente), os participantes conseguem desta maneira treinar o pensamento positivo e geração de bem estar, com óbvios benefícios para si e para os outros.

 
 

Hábitos eficazes

Objectivo do curso

Formação que procura promover hábitos de carácter individual e grupal, que sejam geradores de eficácia organizacional e incremento de produtividade.

 

Competências trabalhadas

  • A proactividade como elemento chave
  • O processo de tomada de iniciativa
  • A assumpção de responsabilidades
  • Definição de objectivos e estabelecimento de prioridades
  • Dicotomia urgente vs. Importante
  • Postura win-win com clientes externos e internos
  • Desenvolvimento da confiança entre pares
  • Comunicação interpessoal e escuta activa
  • Criação de sinergias e métodos cooperativos e colaborativos
  • Treino das 4 inteligências: Fisica, cognitiva, emocional e espiritual.
 

Como o curso é dado

De forma a garantir uma maior eficiência na aprendizagem, este curso tem como chave de sucesso um trabalho preparatório de todos os participantes que os leva a sistematizar os hábitos preconizados nesta formação. Já em sala e com uma actividade inicial, os participantes definem o modelo de actuação deste formação. Sempre baseado no referido modelo que está presente (e bem visível) na sala de formação, cada hábito é trabalhado com base em actividades de grupo e sempre baseadas em casos práticos 100% personalizados à realidade do cliente.

O curso é muito prático e leva os participantes a perceber os impactos da aplicação dos hábitos em causa. No final os formandos definem um plano de acção dinâmico com recurso a uma plataforma on-line dedicada a este curso.

 
 

Gestão da mudança

Objectivo do curso

Quebrar a resistência natural à mudança e aprender a utilizar processos e ferramentas que facilitem a implementação da mudança.

 

Competências trabalhadas

  • Os benefícios da mudança
  • Por que dói tanto: busca do conforto vs. fuga ao desconforto
  • Métodos para eliminar velhos hábitos e construir novas rotinas
  • O envolvimento como elemento chave na mudança
  • A mudança e a necessidade de fazer comunicação constante com a equipa
  • Ferramenta de 7 passos para implementação da mudança com sucesso
 

Como o curso é dado

Este curso está baseado nos Ferramenta de 7 passos para implementação da mudança com sucesso e tem como ferramenta central o livro “Quem Mexeu no Meu Queijo” de Spencer Johnson, cujos formandos recebem de oferta. O case study do livro em causa servirá para os formandos perspectivarem a aplicação prática dos 7 passos. É um curso que motiva os participantes a constantes mudanças físicas na sala de formação e assim perceberem de imediato as diferentes formas de olhar para as coisas.

O curso é essencialmente prático e mais do que gestores de mudança tem a ambição de criar verdadeiros apaixonados da mudança.

 
 

Gestão de Stress

Objectivo do curso

Identificar as principais fontes de stress a que se está sujeito, ter mecanismos de defesa e estabelecer um plano de acção focado em estratégias que melhorem a qualidade de vida.

 

Competências trabalhadas

  • Conceitos de stress: eustress e distress
  • O nível óptimo de desempenho e o equilíbrio entre os desafios e as exigências do meio
  • As fontes de stress mais comuns
  • Determinação do nível de stress individual na esfera pessoal e profissional
  • Técnicas físicas, psicológicas e sociais para gerir o stress
  • O papel da actividade física e de uma alimentação saudável como factores chave numa vida equilibrada
 

Como o curso é dado

Este curso inicia-se pela definição de stress e identificação das suas principais causas e consequências. De forma a tornar a formação o mais eficiente possível, os formandos executam um trabalho de preparação que os ajudará a distinguir o bom do mau stress, bem como identificar as fontes internas e externas de stress.

A formação treina, através de exercícios práticos, o reconhecimento dos sintomas físicos, cognitivos e psicológicos do stress, bem como prepara os participantes para a prevenção do “burnout” e situações de descontrolo derivadas do stress.

Este curso facilita ainda que os formandos identifiquem os seus estilos comportamentais e como eles impactam na forma como se lida com as situações geradoras de stress. O processo passará pela análise dos questionários comportamentais, que lhes indicará de forma concreta o plano de acção a seguir.

Para além de múltiplos exercícios, o curso é ainda enriquecido por uma intervenção de um profissional de técnicas de relaxamento.

 
 

Gestão do tempo

Objectivo do curso

Desenvolver a capacidade para definir metas que sejam geradores de eficácia organizacional e incremento de produtividade. Dar a capacidade de planear e organizar de forma estratégica o trabalho.

 

Competências trabalhadas

  • O valor do tempo
  • Os benefícios da gestão de tempo e dicotomia urgente vs. importante
  • O Modelo da árvore: atitudes, objectivos e técnicas
  • As atitudes face ao tempo e a necessidade de fazer compromissos
  • Técnicas de planeamento e organização
  • As características individuais e as necessidades de planeamento
  • Estilo de vida saudável e gestão de tempo.
 

Como o curso é dado

É um curso altamente prático e que tem como pressuposto um trabalho prévio por parte dos formandos. Desta forma conseguem de forma antecipada reconhecer o impacto das suas escolhas e comportamentos na sua gestão de tempo.

A formação inicia-se recorrendo a um conjunto de casos práticos e dinâmicas que geram nos participantes uma sensibilização face à forma como gerem o seu tempo. Adicionando a isso o respectivo trabalho preparatório está criado o mote para trabalhar a matéria em causa do ponto de vista conceptual.

Perspetivas dominantes na gestão do tempo, as características pessoais de cada pessoa e o seu reflexo na forma como gerem o seu tempo, identificar as práticas de gestão do tempo, definição de objectivos, proactividade e foco no que é mais importante, são alguns dos tópicos que serão trabalhados em grupos de trabalho antes da análise de um caso de estudo.

Terminada a análise do caso de estudo (adaptado à realidade do cliente) a formação será orientada pela sistematização da matriz importante vs. urgente, bem como a imperativa necessidade de alinhar os objectivos do dia-a-dia com o propósito da organização.

O curso será também muito focado em casos práticos que foquem nas necessidades de planear e organizar estrategicamente as atividades, bem como na criação de almofadas de tempo para a gestão de imprevistos. Os fomandos terminam a formação com um plano real e objectivo que devem levar à discussão com a sua chefia.

 
 

Apresentação a grupos

Objectivo do curso

Este workshop está desenvolvido para ajudar as pessoas a melhorarem o estilo, impacto e conteúdo das apresentações a grupos de pessoas. Através de várias simulações filmadas, os participantes terão a oportunidade de ver os seus progressos ao longo do evento com o objectivo de desenvolver a sua auto confiança

 

Competências trabalhadas

  • Preparar, estruturar e ensaiar apresentações com o mínimo de tempo e esforço
  • Como estruturar os conteúdos com fio condutor para garantir argumentação lógica e máximo impacto
  • Uso efectivo de meios audio-visuais de apoio para reforçar o impacto
  • Uso de técnicas de comunicação persuasivas verbais e não verbais
  • Saber gerir perguntas, debates, audiências e assuntos complicados
  • Uso de técnicas de facilitação para gerar interactividade e participação
 

Como o curso é dado

Esta formação tem uma vertente absolutamente prática levando os participantes a descobrir a teoria pela experiência prática. Antes da formação os formandos respondem a um conjunto de perguntas e enviam para o formador uma apresentação em video. Durante a formação os formandos têm a oportunidade de visualizar as melhorias, serem novamente filmados e obter feedback especializado. Após a formação, cada formando receberá um video totalmente personalizado que espelhe as evoluções obtidas.

Morada
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