Formação em Gestão de Pessoas

A formação em Gestão de Pessoas subdivide-se nos seguintes cursos:

 
 

Gestão Estratégica da equipa de vendas

Objectivo do curso

Os responsáveis de equipas de vendas têm uma crescente responsabilidade de acrescentar valor ao negócio, motivando as equipas para resultados extraordinários e gerindo-as não apenas com o foco no curto prazo, mas também numa perspetiva mais alargada.

Este curso tem como objetivo treinar pessoas com responsabilidade de gestão de equipas de venda a serem mais do que simples “braços” da direção comercial. Serem capazes de distinguir e valorizar a gestão estratégica vs. a gestão operacional, envolver e motivar a equipa para o pensamento estratégico, elaborar e apresentar um plano de desenvolvimento da sua equipa, bem como conseguir converter o pensamento estratégico em ações concretas do dia-a-dia.

 

Competências trabalhadas

  • Capacidade de análise e interpretação de dados
  • Definição de objetivos claros e com prioridades bem definidas
  • Capacidade de execução de planos de treino e formação à equipa
  • Cultura de mudança, inovação e estado de “desiquilíbrio”
  • Capacidade de comunicar e liderar a estratégia da organização
  • Habilidade para estimular um ambiente ganhador e de colaboração no seio da equipa
  • Garantir a monitorização dos resultados para indicar à equipa que o caminho está certo
 

Como o curso é dado

Trata-se de um curso muito prático, cujos alicerces são o plano de negócios e a equipa. Começa-se por olhar para o plano de negócios e identificar quais os objetivos a atingir; de seguida, identificam-se os desafios subjacentes à sua implementação.

O passo seguinte consiste em identificar quais as barreiras e alavancas à implementação do plano; a criação de planos de contingência é introduzida nesta fase.

Olha-se para a equipa, identificam-se quais as competências necessárias, quais estão presentes e quais são as que necessitam de desenvolvimento; esta análise é feita numa perspectiva individual, agregando-se de seguida para dar lugar a um plano conjunto.

A junção do plano de atividades com o plano de desenvolvimento de competências dá lugar à criação de rotinas de trabalho individuais e em equipa.

 
 

Coaching e treino on-job

Objectivo do curso

Fornecer processos, técnicas e ferramentas que permitam aos líderes/treinadores treinar e desenvolver as suas pessoas, com base em acompanhamentos no terreno.

 

Competências trabalhadas

  • Saber conduzir ciclos de formação e de coaching em função dos estadios de desenvolvimento das pessoas
  • Saber preparar e conduzir um dia de treino no terreno
  • Saber dar feedabck de forma eficaz
  • Saber implementar um conjunto de métricas que permitam
 

Como o curso é dado

O curso inicia-se com a noção dos diferentes estadios de aprendizagem, do que isso significa do ponto de vista de desafios de formação e de coaching. De seguida, percorrem-se os ciclos de formação e de coaching, com casos práticos constantes de forma a que a aplicação das técnicas vá percorrendo a sessão de forma lógica, permitindo uma absorção pragmática dos conceitos.

As técnicas de feedback são alvo especial dos casos práticos, em especial associação com o treino na rua.

Cada formando é ainda colocado perante o desafio de elaborar planos de desenvolvimento de competências para elementos da sua equipa e de construírem o seu plano pessoal.

 
 

Liderança

Objectivo do curso

Como uma vez disse Churchill, “as pessoas trabalham para um Manager, mas dão o máximo de si por um Líder”. Este curso altamente participativo em ambiente 'in-door' e/ou 'out-door', tem como grande objectivo desenvolver as competências do líder efectivo para optimizar a performance da equipa.

 

Competências trabalhadas

  • Saber reconhecer diferentes estilos de liderança
  • Saber reconhecer os seu: virtudes e perigos
  • Conhecer o Modelo de Liderança Baseado em Ação
  • Identificar em cada área do MLBA quais as ações a executar e a não executar
 

Como o curso é dado

Este curso inicia-se partilha do Modelo LBA; após a partilha de conceitos, os formandos são levados a elaborar uma lista de ações positivas e negativas, em cada área do modelo.

De forma pragmática, são colocados, à vez, perante o desafio de gerirem atividades de grupo; após cada atividade, o Líder recebe feedback da equipa, percebendo desta forma, o impacto do seu estilo de liderança na equipa.

No final, cada formando elabora um plano de desenvolvimento pessoal.

Quando requerido, o processo associado a este curso pode integrar uma lógica 360º: a inclusão de um questionário prévio, que permite, a cada formando, perceber o que a sua equipa e demais interfaces pensam do seu estilo de liderança.

 
 

Gestão de desempenho

Objectivo do curso

Tornar o processo de avaliação de desempenho mais objectivo, motivante e virado para a acção. Garantir que os participantes implementam os seus sistemas de gestão de desempenho de forma regular e com uma forte orientação formativa das suas pessoas.

 

Competências trabalhadas

  • Integração da avaliação e gestão de desempenho como um instrumento fundamental à gestão organizacional
  • A sua ligação às diversas componentes de gestão de recursos humanos.
  • Metodologia de diagnóstico do SGD (Sistema de Gestão de Desempenho)
  • As diversas componentes de análise de performance, desde a estratégica, operacional e pessoal
  • A implementação do SGD, desde a promoção e divulgação à publicação de kpi`s
  • Gestão por objetivos, definição e metodologia, bem como os respetivos indicadores
  • Metodologia de monitorização e acompanhamento de resultados. Foco em ação
  • Gestão da conversa entre avaliado e avaliador
  • Motivação, empowerment e confiança: impactos psicológicos
  • Definição de compromissos entre avaliado e avaliador
  • Legislação aplicável ao processo. Cuidados a ter
 

Como o curso é dado

Existe necessariamente uma vertente muito forte de consultoria e preparação para garantir uma formação à medida da realidade organizacional. Para além da sistematização de todo o modelo teórico, a formação é baseada em muitos casos práticos de forma a preparar os avaliadores para os diversos cenários que vão encontrar no dia-a-dia. É ainda fundamental garantir que a formação chegue a todas as linhas de comando de forma a encontrar um “todo coerente” na sua aplicação.

 
 

Reuniões de equipa

Objectivo do curso

Acabar com as reuniões de "seca" e torná-las orientadas para a acção. Um workshop muito prático, com simulações de reuniões reais, internas ou externas.

 

Competências trabalhadas

  • Saber organizar, preparar e conduzir reuniões de equipa eficazes, motivadoras e participativas
  • Saber lidar com diferentes perfis comportamentais
  • Como gerir pessoas difíceis
  • Abrir e fechar com impacto
  • Gestão de participação, gerar participação e gerir objeções
 

Como o curso é dado

O curso terá como conclusão a condução de reuniões de equipa, por cada um dos formandos.

Para o preparar de forma eficaz, os formandos vão ser confrontados com o desafio de, ao longo da sessão, efetuarem pequenas reuniões com temas diversos: apresentar um telejornal (desafio de gerir os temas de forma a manter a audiência “presa” ao ecran), apresentar boas notícias vs más noticias (à equipa), defender uma ideia em que não se acredita, etc.

Para cada tema, terão que identificar o objetivo da reunião, a audiência, quais os meios a utilizar, qual a estratégia a seguir e como causar impacto.

 
 

Gestão de conflitos

Objectivo do curso

Dotar os participantes de competências apropriadas para desenvolverem técnicas que lhes permitam gerir conflitos.

 

Competências trabalhadas

  • Causas e tipos de conflito e posicionamento a tomar com cada um
  • O processo e as fases do conflito
  • O conflito como oportunidade de melhoria
  • Estilos de Comunicação e a Gestão de Prevenção de Conflitos
  • Processos negociais associados ao conflito
  • A mediação como estratégia de resolução de conflitos
  • A assertividade na gestão de conflitos
 

Como o curso é dado

O curso inicia-se com uma intensa preparação e adequação à realidade do cliente. Através de ferramentas práticas, a metodologia assenta no estudo de casos práticos e na simulação para sedimentar os processos. Os formandos têm a oportunidade de colocar em prática os elementos teóricos, bem como trazer para sala a sua experiência concreta relacionada com a matéria em causa. A formação é ainda enriquecida com um conjunto de filmagens prévias (em cenário simulado), cujos formandos são atores principais, envolvendo-se assim emocionalmente com a formação.

Morada
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